A+
A-

Concel-MT participa de eventos sobre Inovação Tecnológica e Eficiência Energética na Paraíba



O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso, Concel-MT, Marco Antônio Jouan, e a equipe do Concel, participam entre os dias 2 e 4 de agosto, em João Pessoa, Paraíba, do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – Citenel e também do Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – Seenel, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (EE).

Os eventos são realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, a cada dois anos. A primeira edição do Citenel ocorreu em 2001 e o Seenel passou a ser realizado a partir da quinta edição do Citenel, em 2009. Os eventos são uma grande oportunidade para que empresas divulguem inovações tecnológicas desenvolvidas, além de um momento para troca de experiências e discussão acerca da regulamentação vigente.

O presidente do Concel-MT, Marco Antonio, fez questão de destacar a importância dessa interação. “Enquanto representante do Conselho, é importante estar por dentro das inovações tecnológicas no setor elétrico. Quanto mais qualidade for oferecida pelas empresas fornecedoras ao consumidor, melhor. E sabemos que a evolução dessa prestação de serviço, passa pela tecnologia”, disse.

 

Veja a programação completa:

 

Painel 1 (P&D): Inovação com Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais

O Painel tratará da promoção da inovação tecnológica no contexto de um setor elétrico em transformação. Tratará a inovação associada a alianças, mudanças, flexibilidade, dinamismo e ao futuro, considerando a promoção do conhecimento técnico-científico em escala regional, nacional e internacional. Também pretende-se verificar e conhecer o contexto e a geografia em que a inovação no setor elétrico pode operar, para que haja melhorias efetivas no desempenho das organizações e na vida das pessoas.

Painel 2 (EE):  Contrato de Desempenho no Setor Público: Soluções Locais Para Barreiras Globais

O Painel deverá   apresentar as barreiras existentes e as soluções encontradas ou que podem ser buscadas a partir do ponto de vista de diferentes atores interessados no tema (administradores públicos, órgão de controle, juristas, ESCOS, Distribuidoras). O PEE desde 2008 até setembro de 2016 realizou cerca de 581 projetos em prédios públicos, sendo investidos pelo Programa cerca de 663,47 milhões de Reais. Todo o recurso foi aplicado a fundo perdido. Os Órgãos públicos encontram barreiras de ordem legal, jurídica, contratual e contábil para firmar Contratos de Desempenho.

Painel 3 (P&D): Prospecção Tecnológica e Alinhamento Estratégico

O Painel tratará da prospecção tecnológica, ou estudos de futuro, que é uma componente do planejamento utilizada por diferentes países na construção de sua estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente na seleção de onde e como aportar os seus recursos de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Trará experiências internacionais de estudos de prospecção e identificação de objetivos específicos na implementação de políticas de PD&I, destacando as oportunidades e necessidades futuras mais relevantes.

Painel 4 (EE):   Experiências Internacionais Bem-Sucedidas na Implementação de Políticas Públicas em Eficiência Energética

O Painel deverá apresentar algumas experiências internacionais bem-sucedidas em consumidores com grande potencial de ganhos do ponto de vista da eficiência energética. A partir desse conhecimento, pretende-se buscar alternativas de projetos e propostas de aprimoramento do Programa que ampliem os resultados e impactos do PEE.

Fonte: Assessoria Concel-MT