A+
A-

Presidente do Concel-MT participa do II Encontro de Conselhos de Consumidores da Área de Concessão da Energiza



O presidente do Concel (Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso), Marco Antonio Guimarães Jouan, participou nos dias 19 e 21 de outubro do II Encontro de Conselhos de Consumidores da Área de Concessão da Energisa, realizado pelo Concen na cidade de Bonito. 

No primeiro dia, Fernanda de Paula, da SMA/Aneel (Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica) esclareceu os conselheiros sobre a Resolução 451/2011 e as alterações feitas posteriormente, abordando desde a composição e competências dos Conselhos e enfatizando o regimento interno.

Na retomada dos trabalhos, período da tarde, Fernanda falou com os conselheiros sobre operacionalização de demandas dos conselhos e protocolos da Energisa, momento para dirimir dúvidas.

No segundo dia de trabalhos Elvisney Arguelho, do Sebrae deu sequência ao treinamento sobre planejamento e em seguida a palestra "Tarifa Branca", com Gilvar da Silva, do Grupo Energisa.

Sistema que sinaliza custo conforme dia da semana e horário de consumo, a tarifa branca começou a ser pensada em 2012, com cronograma de adesões a partir de 2018 e acessíveis a todos a partir de 2020. Gilvar ressaltou que a análise do perfil e hábitos de consumo ao longo do dia é fundamental para avaliar se a migração é vantajosa. Um exemplo de situação vantajosa citado é o estabelecimento que funciona somente de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou seja, fora do horário de ponta, em que o custo da energia é maior.

Rosimeire destacou a necessidade de olhar mais apurado quanto ao histórico e padrão de consumo para pautar decisão, especialmente no caso do residencial. Além disso, da importância de que haja clareza sobre o custo de troca de padrão impactar em todo o condomínio, embora o consumidor não pague no ato da substituição, ou seja, o investimento gera impacto no custo do serviço e da tarifa.

A ultima palestra do Encontro foi conduzida pelo assessor Estudos Sistemas da Energisa-MS, Adilson Carvalho Panizza, que falou sobre ações e desafios da concessionária.

A presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa, que na entidade representa a Fecomércio- MS, mencionou que os desafios dos conselheiros é grande. Nossa função de representar é de muita responsabilidade.

Ano que vem temos cinco bilhões de reais da CDE, referente aos aumentos de PIS e Cofins, estamos com as térmicas despachadas e temos de traduzir isso ao consumidor, para colocar a necessidade de que se consuma menos . Saímos do Encontro mais fortalecidos em nossas relações institucionais.

Durante os dois dias de encontro representantes de nove concessões tiveram oportunidade de aprimorar ações, especialmente no que concerne à elaboração do PAM (Planejamento de Planos e Metas), cujo prazo regulatório de entrega é 30 de outubro à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).