A+
A-

Nova linha de crédito para projetos de energia solar



A BV Financeira anuncia parceria com o Portal Solar para ser a financiadora exclusiva dos clientes do site interessados em comprar um sistema de energia solar de placas fotovoltaicas.

Os financiamentos, com taxas a partir de 1,56% a.m., são voltados apenas às pessoas físicas que pretendem adquirir um equipamento de energia solar e o valor mínimo da operação é de R$ 5 mil. Os prazos de pagamento variam entre 12 e 60 meses. Em sua primeira versão, o financiamento será pré-fixado e cobrirá apenas o sistema de energia, não englobando a mão de obra da instalação.

A estimativa é que o investimento no sistema fotovoltaico de uma casa padrão do público-alvo do produto gire em torno de R$ 24 mil e o retorno desse montante, por meio da economia de energia, seja feito em cinco anos. Já a vida útil dos equipamentos é de cerca de 25 anos, o que faz com que o investimento seja bastante viável.

De acordo com dados do Portal Solar, os mercados de energia fotovoltaica que mais cresceram no mundo em 2016 foram a China, seguida por Estados Unidos e Japão, instalando 34,5 GW, 14,7 GW e 8,6 GW em painéis solares, respectivamente. A China é, atualmente, o maior mercado fotovoltaico, com um total de mais de 78 GW de energia solar instalada, seguida por Japão, com 42,8 GW; Alemanha, 41,2 GW; Estados Unidos, 40,3 GW; e Itália, com 19,3 GW.

Fonte: O Setor Elétrico