Redução de 4,40% na tarifa de energia é tema da 187ª Reunião do Conceel - MT
Foi realizada nesta terça-feira (16), a 187ª reunião ordinária dos conselheiros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa/MT (Conceel/MT). Em pauta, foi destaque a redução de 4,40% na tarifa de energia em Mato Grosso, homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no início do mês.
O cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica segue regras estabelecidas em contratos de concessão. De acordo com a Aneel, a parcela que mais contribuiu para a redução foi a da Energisa Mato Grosso (-2,69%), seguido dos componentes financeiros do ano (-2,13%).
A reunião contou com a presença de 9 participantes, entre eles, também estavam representantes da Energisa Cuiabá, e o presidente do Conceel, Edvaldo Belisário.
“Foi uma reunião muito produtiva, porque nós diminuímos umas dúvidas sobre o reajuste tarifário - bastante significativo no que diz respeito ao percentual. O nosso conselho é justamente para trazer ideias para dentro da Energisa e dentro das possibilidades, ela vai viabilizando a melhoria de qualidade e fazendo com que os objetivos sejam alcançados”, destacou o presidente do Conceel, Edvaldo Belisário.
No encontro foram debatidos também o demonstrativo das planilhas de índices do RTA 2024, os índices que ocasionaram a redução da tarifa de 08/04, resoluções e o Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), que inclui investimentos no sistema elétrico para os próximos cinco anos. A apresentação foi concluída com as propostas de revisão da configuração dos conjuntos de unidades consumidoras e dos limites anuais dos indicadores.
Sobre o Conceel-MT
É o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A - CONCEEL/MT, instituído pela Diretoria da referida concessionária de serviço público, Energisa/MT, que tem por objetivo preponderante orientar, analisar e opinar sobre as questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final, não possuindo relação de subordinação com a Distribuidora ENERGISA/MT. É composto pelas seguintes classes de consumo, residencial, comercial, industrial rural e poder público.