A+
A-

Instabilidade no fornecimento e quedas de energia são discutidas em reunião do Conceel em Água Boa



A oscilação e a falta de energia têm causado sérios prejuízos para os produtores

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) realizou, na última quinta-feira (16), uma reunião ordinária com consumidores de energia elétrica do Município de Água Boa. O objetivo  foi discutir e buscar soluções para os problemas relacionados ao fornecimento de energia na região. 

Edvaldo Belisário dos Santos, presidente do CONCEEL-EMT e representante da classe de consumidores da área rural, destacou durante a reunião o crescimento vertiginoso do consumo de energia elétrica na área rural de Mato Grosso.  

Ele ressaltou a necessidade de maiores investimentos por parte da distribuidora Energisa, especialmente na região do Araguaia, onde a produção agropecuária está em crescimento substancial, apesar dos frequentes problemas de queda ou falta de energia. Esse foi um dos principais temas tratados na reunião. 

Os consumidores presentes afirmaram que a oscilação e a falta de energia têm causado sérios prejuízos para os produtores, que dependem de refrigeração para manter produtos como o leite em boas condições. Comerciantes e moradores da área urbana também apontaram o mesmo problema durante a reunião. 

Representantes do CONCEEL-EMT esclareceram que os consumidores têm o direito de usufruir de energia elétrica de boa qualidade e continuidade, e que devem fazer suas reclamações diretamente no escritório local da distribuidora, sempre obtendo um número de protocolo para controle. Caso as reclamações não sejam atendidas, os consumidores foram orientados a ratificá-las. Eles também foram informados de que podem efetuar reclamações nos canais oficiais da Energisa. 

No evento, estiveram presentes representantes da Distribuidora Energisa da regional localizada em Barra do Garças, que fizeram as anotações necessárias durante a reunião para adotar as providências necessárias em relação a cada caso reclamado. 

Esse tipo de reunião já vem sendo realizado em outros municípios do Estado de Mato Grosso. Antes da reunião em Água Boa, uma foi realizada em Juína. Todas têm o mesmo objetivo de promover a integração entre o CONCEEL-EMT e os consumidores de energia elétrica, já que este conselho, conforme o regulamento, tem a responsabilidade de contribuir para o aprimoramento dos assuntos relacionados à prestação desse serviço público, sempre buscando melhorias na qualidade para satisfazer todos os consumidores. 

Na reunião de Água Boa, prestaram serviços de forma voluntária os seguintes conselheiros titulares representando o CONCEEL-EMT: Benedito Paulo Nunes de Abreu, Vice-Presidente e Representante da Classe Residencial (FEMAB); Edvaldo Belisário dos Santos, Presidente e Representante da Classe Rural (FAMATO); Jeferson Neves Alves, Representante do Poder Público (PROCON); Leonardo Marcelo da Silva Lubas, Representante da Classe Comercial (FECOMERCIO); e Rafael Malheiros de Castro, Suplente da Classe Rural.